quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Como se comportar no teatro


Você já ouviu falar em “espetáculo”, quando se tratava de uma peça teatral, certo?
Se é designada como “espetáculo”, algum motivo tem.
Para explicar nos mínimos detalhes, “Espetáculo é uma representação pública que impressiona e é destinada a entreter. Pode ser uma apresentação teatral, musical, cinematografica, circense, uma exibição de trabalhos artísticos, etc.”
Se é com este fim, todo espetáculo deve ser no mínimo respeitado.

Se você é uma pessoa que não tem capacidade para entender ou respeitar um espetáculo de qualquer estilo, por favor, fique em casa assistindo o Gugu.

Mas se você se dá ao tabalho de sair do aconchego do seu lar para assistir um espetáculo, mesmo que no final das contas você julgue que este não é merecedor dos seus aplausos, respeite quem está na berlinda fazendo algo por você.

- Os artistas solicitam que você desligue celulares, bips, e qualquer aparelhinho irritante que faça barulho porque é estremamente desagradável ouvir aquele sonzinho no meio de uma fala, podendo até ocorrer para alguns a desconcentração.
- Chegou atrasado, vá embora. Vá no cinema que tem várias sessões. É chato chegar atrasado no teatro. Você acaba chamando mais atenção que os atores. Se quer aparecer vá para o “ídolos”.
- Teatro não é estádio de futebol. Você pode e deve reagir, rindo, chorando, como bem quiser, e entender. Aplausos são mais bem vindos que outras demonstrações de parabenização.

No caso de peças ruins (porque infelizmente a gente sabe que elas estão por aí nos atormentando).
- Tente não sair no meio do “espetáculo”. No mínimo você criará um senso crítico.
- Tente segurar as risadas nos dramas caquéticos e o choro de piedade nas cenas de humor.
- Tudo bem. Você está permitido a não aplaudir essa porcaria que você viu. Só tome cuidado para não chamar atenção.
- Ótimo, você realmente não precisa ser uma alma caridosa e parabenizar os atores. Opte por uma saída à francesa. Não é necessário também que seja falso.

No caso de você ser convidado por um ator, técnico, ou diretor do espetáculo a ir assisti-los:
- Única dica além das já passadas: Se programe para sair do teatro 30 minutos depois. É desagradável sair do espetáculo sem dar um abraço no amigo que o fez o convite. Independente do resultado vá cumprimentá-lo. Se gostou, pode jogar confete sim, porque artista vive de elogio também. Mas se não gostou, vá até ele pelo menos para mostrar “eu vim”, ok?

Eu poderia ficar aqui falando horas sobre coisinhas e delicadezas, mas como conheço os leitores deste blog, isso serviu apenas para descontração, e não o fez pararem para pensar. De qualquer forma, se quiserem encaminhar o texto a alguns menos atentos a estes pequenos detalhes, fiquem à vontade. De repente chega onde deve chegar.

Vanessa Pampolini

3 comentários:

Unknown disse...

É isso mesmo.....

Notas de Rodapé disse...

Adorei essa sua postagem, concordo plenamente com vc, um bom exemplo de mal exemplo no teatro é a peça 7 minutos. Não sei se ja assistiu. Recomendo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.