sexta-feira, 25 de abril de 2008

Nostalgia já?????

Será que eu estou ficando velha? Será que só a minha época foi boa e com um pouco mais de contexto?
Tá, eu sei que na época da minha mãe, ela aproveitou muito mais que eu, a adolescência, os namoros na janela, as músicas dos anos 70, que na verdade quem gosta mais sou eu.
É engraçado como as coisas estão melhorando tanto em alguns aspéctos e piorando tanto em outros.
Então vamos lá... Na década de 70 o que se ouvia? Até onde eu sei (não que eu me lembre, porque eu nem era projeto de gente ainda) o que rolava era Bethânia, Rita Lee, Raul Seixas, Chico, Elis, entre outros grandes (que inveja de não ter vivido nesse tempo). E lá fora era Janis, Billy Paul, Led Zeppelin, Doors (realmente lamentável pra mim).
Na década de 80 (essa eu peguei o finalzinho) estouravam Blitz, Fernandinha Abreu, Kid Abelha, Paralamas, e lá fora nomes como Nirvana e U2.
Tudo bem, vamos deixar de lado os posteriores escândalos ocorridos com Jim Morrison, Kurt Cobain e outros.
O que eu quero falar é sobre a qualidade, indepenente do gênero. Isso já existiu. Hoje eu gosto de músicas que a minha mãe e meu pai ouviram na década de 60, 70 e 80.
Eu me lembro bem de um nome que estourou na minha época de adolescente: Gabriel Pensador. Suas músicas eram rebeldes, com palavrões, mas tinham um objetivo.
Me recordo bem de um professor (acho que estava na 7ª ou 8ª sério) que levou uma música com letra deste gênio maluquinho pros alunos. Tomo a liberdade de colocar um trechinho aqui.

"... Manhê! Tirei um dez na prova me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e conseqüências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato..."

Pois é.
E agora, com todo respeito ao gosto alheio e aos meus ouvidos, eu pergunto:
Se eu tiver um filho, um neto, eles vão gostar de Creu? Piriguete? Do que se trata isso??
O que isso está ensinado, ou fazendo pensar?
Pra mim música sempre precisou ser bonita, melodiosa, que me fizesse pensar nas lindas letras (caso de EU TE AMO, do Chico), ou não. Mas pelo amor de Deus, que não fizesse apologia à traição, falta de bom senso, de responsabilidade e de respeito consigo mesmo!

Na verdade
"... Eu devia agradecer ao Senhor por ter tido sucesso na vida como artista"
dentre tantas outras coisas conquistadas
"Mas confesso abestalhado que eu estou decepcionado
E agora me pergunto: e daí?
Eu tenho uma porção de coisas grandes pra conquistar e eu não posso ficar aí parado"

Por isso não ficarei calada!

Nenhum comentário: